Como criar desenhos animados


Produzir um vídeo com animações pode não ser uma tarefa simples e rápida. Um pequeno vídeo para o seu canal ou página de Internet pode não ser acessível em termos de custos se você precisar contratar um criador de vídeos profissionais.

Sem dúvida, utilizar um gerador de animações pela Internet pode ser uma opção simples e acessível, existem alternativas gratuitas e de baixo custo que poderá tentar, alguns serviços são simples e podem ser utilizados por qualquer usuário.

Por isso, nesta matéria deixaremos dicas de ferramentas para criar desenhos animados. Confira o tutorial que preparamos e conheça programas gratuitos e alguns sites on-line que permitem que você crie uma animação grátis seguindo apenas alguns passos simples.

Como criar desenho animado com GoAnimate

Leia também: Criar histórias em quadrinhos com o Pixton gratuitamente

Criar desenho animado online grátis

Embora não exista muitos serviços que ofereçam a possibilidade de criar vídeos animados pela Internet gratuitamente, separamos os melhores serviços que podem ser utilizados sem custo ou através de um período gratuito. Além disso, juntamente com planos pessoais, algumas ferramentas oferecem uma inscrição mais acessível para instituições de ensino podendo ser a melhor ferramenta para professores e alunos.

GoAnimate

GoAnimate é um serviço bastante utilizado por usuários que procuram por uma alternativa descomplicada de produzir um desenho animado. Não é necessário ter qualquer conhecimento em produção de vídeo para fazer a maior parte das produções. Mesmo sem muitos conhecimentos, os vídeos prontos se parecem com caricaturas profissionais.

Quem deseja usar o GoAnimate precisará abrir uma conta primeiro. Além disso, poderá utilizar a versão premium por um período de testes e com algumas restrições, permitindo que o interessado faça vídeos HD em alta resolução, para que seja compartilhado depois. Assim como na versão de avaliação, um plano mais acessível deixa uma marca d’água nas animações.

Animatron

Quem procura por uma maneira rápida de fazer um filme de animação on-line pode conhecer o Animatron. Embora, seja bastante semelhante ao PowToon, a ferramenta possui algumas características únicas e mais avançadas, permitindo que qualquer usuário construa cenas quadro a quadro. A animação é feita usando HTML5 ou Flash, tudo em poucos instantes.

Animatron disponibiliza uma versão grátis com algumas limitações e alguns planos pagos. A interface do serviço é semelhante à do Photoshop, onde poderá adicionar e personalizar todo o conteúdo. Além disso, poderá utilizar uma biblioteca de imagens vetoriais, fundos e objetos que você pode adicionar aos seus slides. Você precisará se registrar no Animatron para usar todos os recursos gratuitos.

PowToon

Embora não esteja ainda disponível em português, PowToon é um editor conhecido por possibilitar que qualquer usuário crie apresentações, sendo permitido utilizar as muitas cenas gratuitas para criar desenhos em vídeos animados.

Depois de fazer login no serviço, poderá conseguir animar apresentações selecionando uma categoria primeiro. Feito isso, poderá utilizar a aplicação para adicionar o conteúdo que atenda as suas necessidades. Assim como em outras alternativas, nem todas as funcionalidades estão disponíveis na versão gratuita.

Wideo

Wideo é uma ferramenta que nós permite fazer desenhos animados à partir de templates prontos. Disponível em idioma português, tudo pode ser feito sem ter conhecimento prévio em artes gráficas ou webdesign.

Depois de cadastrar-se no editor online, poderá utilizar suas próprias imagens e áudios ou começar com um dos muitos modelos gratuitos e com aparência profissional. Podemos projetar animações de até 45 segundos gratuitamente, animar objetos e adicionar texto, para fazer vídeos mais longos, o usuário precisará adquirir um plano através do serviço.

Animaker

Animaker é um aplicativo online que podemos usar diretamente pelo navegador de Internet para projetar vídeos animados com aparência profissional. A plataforma disponibiliza cenas, personagens e objetos que podem ser organizados no editor para criar uma história com enredo único.

Já dentro do serviço e com a conta criada, podemos utilizar os slides de cenas disponíveis. Quando terminar, poderá compartilhar a sua criação no YouTube, por exemplo. Embora seja permitido utilizar uma opção gratuita, permitindo vídeos curtos, as opções para salvar e compartilhar dependem do plano adquirido no programa.

Moovly

Moovly é outra solução simples e intuitiva que disponibiliza uma interface de arrastar e soltar. Pode ser uma alternativa interessante para desenhistas e caricaturistas que precisam animar as suas criações.

Dentro da ferramenta, além de ser possível utilizar a galeria de objetos e modelos gratuitos, também podemos carregar imagens, sons e clipes que estejam disponíveis no computador ou dispositivo móvel.

Programas para criar desenho animado

Como criar desenho animado programa Synfig Studio

Synfig Studio

O programa Synfig Studio é uma ferramenta gratuita e de código aberto para desenvolver e projetar diferentes tipos de desenhos animados 2D profissionais, você encontrará o programa e diversos tutorias na página oficial do desenvolver.

Além de permitir trabalhar com imagens vetoriais, o aplicativo funciona em diferentes sistemas operativos,  é compatível com Windows, Mac e Linux. Se você está apenas começando, poderá achar a interface um pouco complicada.

Veja abaixo uma vídeo aula passo a passo onde é explicado como usar o programa Synfig Studio. Conheça algumas das principais ferramentas que o aplicativo oferece e comece a montar as suas próprias histórias com este programa.

Blender

Desenvolvido pela Blender Foundation e dispondo de ferramentas avançadas, Blender 3D é um programa gratuito de modelagem e animação em 3D. Conta com ótimos recursos para produzir objetos e personagens.

Além disso, todo o trabalho de texturização, renderização e edição de vídeo pode ser feito sem a necessidade de instalar outro complemento. Blender é compatível com diferentes sistemas operacionais e disponível em vários idiomas, inclusive Português.

Pencil

A aplicação Pencil é gratuita e pode ser facilmente utilizada, é intuitiva mesmo para quem não tenha dons artístico para a ilustração. Através do editor, também podemos ilustrar e colorir o desenho criado para depois animá-lo.

Quando terminar as ilustrações é possível que se faça ajustes nos quadros com a ajuda da alternativa TimeLine que permitirá fazer com que o gráfico se mova. Podemos encontrar a ferramenta no Baixaki ou em outros serviços semelhantes.


Para localizar outros artigos sobre este assunto use o campo de busca:

Deixe um Comentário