Como criar gif



Muitas vezes vemos na Internet algumas imagens que se movem, algumas muito simples, que são uma combinação de diferentes imagens contínuas, enquanto outras parecem pequenos vídeos, sem som. Estas imagens são conhecidas como GIFs animados.

GIF tornou-se um dos formatos de imagem mais utilizado na Internet. As imagens animadas são compartilhadas em redes sociais, aplicativos de mensagens eletrônicas e até mesmo em mensagens de texto e por endereço de e-mail.

Nesta matéria, vamos explicar como essas animações são feitas e como criar o seu próprio GIF animado para compartilhar na Internet.

O que é um GIF animado

O GIF, ou formato de intercâmbio de gráficos, é um formato de imagem digital criado em 1987, possibilitando que os interessados façam animações compactadas de maneira simples. O plano de fundo, ou background pode ser transparente para que o desenho seja usado em muitos contextos gráficos.

Imagem introdutória inicio criar Gif

GIF é um tipo de arquivo popular graças à diferentes redes sociais como o Facebook, Twitter e Tumblr ou mensageiros eletrônicos como o WhatsApp onde os usuários compartilham ou criam blogs para publicar essas imagens.

Serviços online para fazer GIFs animados

Utilizar um serviço online para fazer um GIF é muito simples, tudo que você precisa fazer é enviar as imagens que deseja colocar movimento, personalizar alguns elementos como duração dos quadros e deixar que o gerador do site faça o resto:

  • Gickr é uma ferramenta intuitiva e gratuita que permite que o usuário faça upload de várias fotos para criar seu GIF. Você pode usar o serviço para personalizar o tamanho da imagem e a velocidade do GIF.
  • Ezgif é um serviço especializado em editar GIFs pela Internet. Embora seja útil para a construção de animações, podemos usar as ferramentas disponíveis para aplicar efeitos, adicionar textos em movimento, cortar e redimensionar o tamanho da foto e alterar o tempo entre cada figura.
  • Avatar Photo possibilita gerar avatares GIFs de alta qualidade, sendo uma alternativa acessível e rápida para quem deseja fazer uma avatar em movimento.
  • Animated Banners Maker é um site útil para quem deseja criar banners animados GIFs. Tudo o que temos a fazer é escolher a cor de fundo e adicionar o texto desejado em cada quadro.
  • No site http://wigflip.com/signbot/ você faz um GIF em forma de letreiro digital em poucos segundos, apenas digite sua frase e pronto. Além disso, encontrará muitos outros efeitos úteis e interessantes.

Imagem de exemplo saiba como criar gif

Fazer um GIF animado de vídeo

Também é possível fazer um GIF animado com vídeos. Bloggif, Imgflip, e GifUp são sites que disponibilizam ferramentas intuitivas para gerar um GIF com vídeo pela Internet:

  • É possível usar o Bloggif em idioma português e poderá importar vídeos de até 70 MB.
  • No Imgflip é permitido fazer GIF a partir de uma URL do YouTube ou através da alternativa de upload, sendo que o arquivo precisa estar no formato MP4.
  • Já o Gifpal serve para criar um arquivo GIF a partir do vídeo, utilizando os serviços, o usuário só precisará enviar ou disponibilizar a URL do vídeo que deseja transformar, personalizar o início e fim de sua sequência e, finalmente, ajustar a opções disponíveis na ferramenta para que a curta animação atenda as suas necessidades. Feito isso, poderá verificar o resultado antes de salvar ou compartilhar o arquivo.

    Se você está procurando por programas que permitem que você crie um GIF com sequências de vídeo, pode conhecer a ferramenta gratuita QGifer que possibilita converter vídeos para o formato com bastante facilidade.

    Programas para fazer GIFs animados

    Existem diferentes editores de imagens e programas gratuitos para fazer um GIF em movimento, como o GIMP, Photoshop e UnFREEz.
    Imagem de exemplo como criar uma imagem Gif

    Além disso, quem não deseja usar uma imagem pronta, ser mais criativo, pode usar o Photoscape para criar seus próprios GIFs, o que também pode acabar sendo mais divertido.

    Como alternativa, no site Baixaki ou Superdownloads você encontra inúmeras opções de programas GIF para animar fotos e vídeos, caso não tenha se dado bem com os tutorias que eu escrevi, você pode tentar usar um desses programas.

    Embora seja um procedimento simples, antes de usar os programas, precisará utilizar imagens semelhantes e, que tenham o mesmo tamanho, para que a animação seja feita corretamente. Depois de escolher as imagens que atendam as suas necessidades, precisará definir a ordem que deseja que eles apareçam e duração da animação. Quando terminar, precisará salvar o arquivo com a extensão .GIF.

    Criar GIFs em dispositivos móveis

    Podemos encontrar diferentes aplicativos para fazer GIFs em dispositivos móveis e celulares compatíveis. Em geral, pode procurar pelo complemento utilizando a loja oficial de aplicativos do aparelho. Existem muitas opções de apps que fazem isso para iPhone, Windows Phone e Android.

    GifBoom – disponível para iOS e Android é um app para a criação de GIFs animados, permite ao usuário utilizar imagens já armazenadas anteriormente ou capturar a fotografia no momento. Quando terminar, independente se fotografado ou filmado, poderá inserir textos e alguns filtros.

    Instagram – uma alternativa simples é utilizar um aplicativo que talvez já tenha adicionado no aparelho. O Instagram disponibiliza o recurso boomerang onde o usuário pode criar GIFs de forma muito simples, na aba de gravação de vídeos. Basta abrir o app, capturar uma sequência de alguns segundos da imagem e esperar o GIF ser renderizado e, em seguida, é só compartilhar a criação.

    Criar um GIF animado no Instagram.

    Procurar e encontrar GIFs

    É possível pesquisar GIFs animados na Internet utilizando serviços especializados como o Giphy ou motores de busca como o Google Imagens.

    Pronto! Como podemos perceber a criação de um GIF animado não é algo complicado, só precisa ter algumas imagens e um serviço simples e intuitivo. Se deseja conhecer mais sobre o assunto, pode acompanhar o tutorial sobre o serviço Draw que possibilita criar GIFs em pixel art.



    Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


    Tópicos Relacionados:

    4 Comentários para “Como criar gif”

    1. Eliana Ribeiro disse:

      Gostei das dicas. Pois tenho tido muita dor de cabeça para entender o processo. Acredito que, com tantos detalhes, vou conseguir.! Abraços

    2. Marinha disse:

      Quero criar gif animado para colocar no Tumblr

    3. Manu disse:

      Essas informações me ajudaram muito pois eu não sabia nada
      Bjs, Manu.

    4. everton disse:

      Ae mano valew essas dicas me ajudaram muitos agora é 2:42 da manha fiquei procurando isso das das 10:00 da noite valew
      ajudou muito.

    Deixe um Comentário