Como criar logo


Artigo sobre como criar um logo, saiba como criar um logo profissional, acompanhe algumas dicas e truques e conheça algumas técnicas e programas usados por muitos dos melhores designers profissionais.

Criar logos não é um processo muito simples, envolve planejamento e estratégia. Um logo também denominado, logotipo ou logomarca,  tem a considerável missão de simbolizar visualmente uma pessoa, empresa, serviço ou produto.

Saber como criar um logo pode melhorar muito a imagem de uma empresa, uma organização, um produto, um site ou blog. Por outro lado, um logotipo não profissional mal feito pode arruinar uma marca. Um logo profissional pode ser criado por qualquer pessoa que tenha bastante criatividade e um tempo para aprender com as ferramentas certas para criar um logo.

Muitos logotipos em uso atualmente são pouco profissional criados por amadores ou novatos que por algum motivo não pesquisaram nem um pouquinho na hora de saber como criar um logo aceitável. Todo mundo acha que se pode criar um logotipo perfeito, mas simplesmente saber trabalhar com o Photoshop não é suficiente, muitas outras coisas estão envolvidas na arte de se criar um Logotipo, isso mesmo criar um Logotipo é uma arte.

Neste artigo estão algumas dicas, sites e truques para quem quer se aventurar a criar um logotipo seja um logo profissional ou apenas para passar o tempo, ou seja brincar um pouco e se achar um dos melhores designers gráficos do mundo. Entenda que você não precisa ser um grande perito em design gráfico para criar um logotipo ou logomarca com identidade. Com essas dicas e sua criatividade, você pode fazer seus logos brilharem ao lados dos melhores logos do Mundo.

Ao criar um logo tenha em mente a Identidade Visual

Identidade Visual pode ser resumida e definida como o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente uma idéia, produto ou serviço. Criados de maneira exclusiva, equilibrada e coerente com o desenho da marca e a filosofia da empresa, esse conjunto de elementos é muito importante para fortalecer a presença da marca e seu slogan.

Começando a criar um logo

Um monte de novatos como eu tem uma vontade incontrolável de sair correndo direto para o computador para criar um logotipo. No entanto, um monte de tempo inútil é gasto brincando com os efeitos especiais e filtros dos programas de edição de logos. Embora isso possa até ser útil e por um acidente do destino o Logotipo pode ficar satisfatório, isso normalmente significa que deixamos o design artístico e inteligente do logotipo para um segundo plano.

A melhor maneira de começar criar um logo é Imagem-descritiva-fazendo-um-logo-em-papelcomeçar desenhando um esboço em uma folha de papel usando um lápis ou caneta qualquer. Pensar sobre o significado e sentimento que você quer dar ao logotipo também é muito importante. Pense o logo que você quer criar é um logo 3d, vetorizado,  para uma empresa, organização sem fins lucrativos é para um portal educacional? Quer que o logo seja complexo ou simples?. Não se preocupe em fazer tudo perfeito. Pense que no que você deseja, apenas deixe aflorar a sua criatividade natural, não use um software de computador nesta fase de construção do seu logo.

Como você deve ter opções bastante diferentes, chegou a hora de começar a eliminar os desenhos dos logos que parecem ser inadequados ou não tem nada a ver com sua ideia até este momento. Quando estiver satisfeito com as suas idéias, é um sinal que chegou a hora de passar para o computador. (Para aqueles que possuem um bom scanner, podem tentar passar o desenho do logo diretamente para o computador).

Se você por acaso está fazendo um logotipo para um cliente, saiba que eles podem não gostar de todas as suas idéias. Então, antes de gastar muito tempo, você pode apresentar alguns logos de trabalho que esta em andamento para avaliar o nível de interesse do seu cliente. Esta etapa pode significar uma enorme economia de tempo, especialmente se o seu cliente não lhe deu um tema, sentido ou exemplo de logo a ser feito.

Criando logos vetoriais

O mundo dos gráficos vetoriais. Este é um assunto que um grande número de novatos (e alguns profissionais) acham bem confuso. Com o passar dos anos, alguns softwares como o Paint Shop Pro, Photoshop, Fireworks ultrapassaram as fronteiras entre gráficos vetoriais e imagens bitmap.
Imagem comuns nos formatos como JPEG, BMP, TIFF, GIF são todos formatos de imagens bitmap. Fotos digitais são um claro exemplo de gráficos bitmap (também conhecido como “arquivos de imagens”) isso porque eles são feitos de pontos que também são conhecidos como pixels. Os gráficos de bitmap tem uma resolução específica. Se você aumentar o zoom em uma foto digital, você vai ver os pixels (pontinhos) individuais.

Você pode redimensionar um bitmap no tamanho que quiser e ainda sim obter um resultado decente, mas o aumento do tamanho de um bitmap significa que você está explodindo os pixels, e você poderá obter resultados insatisfatórios, dependendo do tamanho. Pixelmator, Photoshop, Paint Shop Pro e Painter são bons exemplos de programas para a criação de gráficos bitmap e edição de fotos. Estes programas são bons para criar logos mas não são as melhores ferramentas para o design do logotipo.

Em contraste com os arquivos de bitmap, os arquivos vetoriais gráficos não são feitos de pontos ou pixels. Os arquivos de imagens vetoriais são fórmulas matemáticas. Os Vetores podem ser ampliados ou reduzidos, para qualquer tamanho, sem perda de nitidez ou detalhe. Por exemplo, as curvas e as linhas de um gráfico vetorial ficará igualmente nitida em um cartão de uma empresa ou em um outdoor gigante de publicidade.

Então já devemos pressupor que logos criados profissionalmente são feitos com gráficos vetoriais para que se possa utilizar o mesmo logo para uma impressão comercial, televisão, web sites e todas as outras formas de mídia que se imaginar. Formatos vetoriais incluem EPS (encapsulated postscript), PDF (portable document format) e AI (Adobe Illustrator) o Adobe Illustrator é o meu preferido para fazer logos.

Se você aprender a usar um programa específico de desenho para criar logos, você será capaz de criar excelentes logos com curvas suaves e formas precisas com muita rapidez e facilidade. Os melhores programas comerciais para fazer um desenho vetorial são Adobe Illustrator, Lineform para Mac, FreeHand e Corel Draw. Mas além deles, há excelentes programas alternativos que são gratuitos, incluindo o programa Inkscape para criar logos que será usado como exemplo logo abaixo.

Imagem programa inkscape
Use o seu software de desenho vetorial para recriar uma versão de esboço de suas idéias. Se você esta usando o software para criar vetor pela primeira vez, perca alguns minutos para aprender as noções básicas do programa como o uso da ferramenta caneta(pen tool) para criar. Quando criar um Logo seja coerente, por exemplo, você não deve usar uma cor rosa brilhante e laranja para um site de investimentos.

Criar logo em Versões: preto e branco

Depois de ter feito o seu logotipo com a cores desejadas, considere também como vai ficar quando forem copiadas ou enviadas por fax. Se parecer incoerente quando for convertido para preto e branco em uma xérox, copiadora ou máquina de fax, é hora de voltar para o computador e fazer uma versão separada de seu logotipo em preto e branco. A versão em preto e branco pode ficar um pouco diferente do original, mas deve manter a aparência geral.

Planejamento

Durante o desenvolvimento de um logotipo, tenha em mente o seu alvo. Por exemplo, se o seu logo vai ser usado apenas em um site ou blog você pode faze-lo em várias cores até com efeitos especiais. No entanto, se um logotipo for utilizado também para impressão comercial, você precisa considerar a complexidade do logotipo e das despesas, várias cores e efeitos aumentam os custos de impressão. Para alguns logos, você pode criar uma versão web e uma versão impressa menos elaborada.

No entanto, se você reparar em alguns logos profissionais, você vai notar que existem cores diferentes, nem sempre visivel, e há sempre um espaço em branco nos logos. Estes espaços em branco não só é uma importante ferramenta visual, mas também serve para eliminar algumas diferenças de impresão causadas por maquinas de impressão de diferentes marcars e modelos.

Saiba Refinar o Logo: Tipografia

A tipografia faz parte de um logotipo e é tão importante quanto o gráfico. Não use qualquer fonte para um logotipo, escolha o estilo das letras, fontes e até mesmo pense em usar fontes maiúsculas, minúsculas, misturadas em um logotipo saber usar esse recurso pode ter um impacto dramático. Nunca subestime a necessidade de usar uma tipografia eficaz. Além disso, se o seu logotipo usa uma fonte, use o seu software para converter as letras em formas / contornos. Dessa forma, se você precisar enviar o arquivo vetorial para alguém, eles não vão precisar ter a sua fonte instalada em seu programa.


Bom pessoal estes são os passos mais importantes para quem quer aprender e saber como criar logos, caso você querido leitor sabe alguma coisa a mais sobre como fazer logotipos e quer dar uma ajudinha com algumas dicas ou sites sinta-se a vontade, por favor deixe sua opinião ou sugestão nos comentários que eu leio e adiciono no artigo. Valeu!


Para localizar outros artigos sobre este assunto use o campo de busca:

25 Comentários

  1. Faisca disse:

    Você tem um bom blog…

  2. Brookline disse:

    Bom exemplo de logo

  3. Luiz As disse:

    Olha cara sua dica foi fera valeu fiz um logo rapidinho para um colega meu.

  4. Paint disse:

    Você salvou minha vida fiz um logo super maneiro.

  5. Aphonso Falvor disse:

    O que está acontecendo. Eu sou novo nesse assunto, me deparei com esse site eu achei absolutamente útil e me ajudou deveras muito.

  6. cheap disse:

    Good artigo.Thx

  7. Tom Santana disse:

    Fiz um logo e ficou maravilhoso.

  8. Kerison disse:

    Legal essas dicas, construi um logo para um trabalho meu obrigado ai que fez o artigo.

  9. Fan disse:

    ótimo agora eu faço sozinha

  10. Hermes disse:

    Obrigado não sabia que dava para fazer logo assim tão facil, rsrs

  11. Lobão disse:

    Seu artigo me ajudou muito queria fazer um logo mas não tinha nem idéia de por onde começar, obrigado pela ajuda

  12. Niandra disse:

    Fazer logo para empresa assim fica muito legal.

  13. Ugo disse:

    Saber fazer um logo é importante para qualquer pessoa que queira ter uma marca forte no mercado!

  14. lisa disse:

    Onde posso fazer logos online para minha empresa

  15. Maguida disse:

    Oi encontrei esse site para fazer logos aprendi boas dicas de como elaborar o meu, obrigadinha viu… rsrs

  16. Nicolo disse:

    Obrigado sempre quis fazer eu mesmo um logo bonito

  17. Gurgel disse:

    Muito fácil

  18. Jack disse:

    Obrigado pela útil informação queria mesmo fazer um logo bem legal e chamativo para o meu Blog!

  19. Jania disse:

    Que legal eu aprendi como criar um logotipo muito obrigada pela informação.

  20. Vivi disse:

    É muito importante ter um logo apresentável valeu.

  21. Jair disse:

    Sempre tive curiosidade de saber fazer logos,rs

  22. Rebeca disse:

    Agora sim aprendi fazer logotipo facil, queria isso algumas dicas.

  23. Jose disse:

    Legal essas dicas, fiz logomarca para meu blog!

  24. gustavo disse:

    muito legal todas as dicas!!!

  25. THAMER disse:

    Adorei o programa, porém fiz um logo e não consigo salvar de forma que salve todos os atributos aplicados, ja busquei outros formatos, mas quando salvo perde o que eu fiz,e o que não perde não consigo abrir ou por exemplo aplicar o formato em uma página de blog . Então se puder me ajudar eu agradeço.

Deixe um Comentário