Como criar quadrinhos


Neste artigo será possível conhecer algumas dicas sobre como criar quadrinhos, vamos aprender como utilizar algumas técnicas e recursos para fazer ou desenhar uma história em quadrinhos utilizando palavras e desenhos.

Você sempre quis fazer uma história em quadrinhos ou tem uma grande história que deseja contar para todo mundo? Não é necessario ser um especialista sobre o assunto, com um pouco de criatividade e utilizando os recursos corretamente qualquer um pode criar quadrinhos.

Existem algumas procedimentos e regras que podem ser seguidas, mas na verdade, ser criativo é a única regra para fazer boas histórias em quadrinho, depois de ler e aprender algumas dicas passo a passo você vai poder desenvolver, imprimi, compartilhar ou até publicar a sua própria história.

Independente de qualquer talento como artista, manter-se informado sobre o assunto pode facilitar bastante, procure conhecer todas as etapas necessárias para a produção de uma história em quadrinhos, é possível fazer cursos para desenhar HQ e aprender como utilizar as ferramentas necessárias para conseguir transformar a sua ideia em uma história em quadrinho.

imagem-como-criar-quadrinhos

Como criar histórias em quadrinhos

Agora, se você não tem nenhuma habilidade para criar quadrinhos, mas tem ótimas ideias, aqui vai uma super dica, além da inspiração e criatividade, para criar quadrinhos, antes de tudo é preciso, mas não obrigatório, conhecer algumas técnicas usadas por profissionais dos quadrinhos.

Escolha um roteiro e escreva em um papel ou utilize o bloco de notas do computador. Os quadrinhos podem ser o que você quiser criar, não existe regra, faça a sua história, longa, curta, feliz, triste ou engraçada. Qualquer história pode ser contada em forma de quadrinhos.

Escreva sua história por partes e faça miniaturas para ela. Nesta parte você não precisa criar um roteiro completo sobre a sua história. As miniaturas podem ser pequenas, a versão da história pode ser incompleta. Utilize as miniaturas para criar o “enredo”, decida quantos quadros você vai usar em cada página e, em cada painel para contar sua história.

Pense neste ponto sobre como compor cada painel. Não tenha medo de tentar, organize a sua história de maneiras diferentes. Como elas são pequenas e incompletas, poderá dividi-las em partes, desse modo, você não vai perder tanto tempo se não gostar de uma parte.

Depois de criar a história, chegou a hora de esboçar o desenho dos personagens, os locais e objetos que estarão em sua história. Os profissionais chamam de folhas de modelo. Quanto mais você praticar, os desenhos ficam cada vez melhores, tornando mais fácil todo o desenvolvimento do quadrinho.

Certifique-se de saber como cada personagem vai ser, não se preocupe se você não é um desenhista, nesta parte o que conta mais uma vez é a imaginação. Qualquer objeto pode virar um personagem, um peixe, uma bola, caneta, cachorro, pato e etc.

Não precisa ser um desenho. Você pode recortar e colar figuras para criar o seu personagem. Um quadrado pode ser o corpo, uma bola pode ser a cabeça. Seja bastante criativo, quanto mais único seu quadrinho for mais legal ele vai ser, lembre-se, os quadrinhos que foram criados com personagem inusitados foram os que obtiveram mais sucesso. Para quem precisa de uma inspiração aconselho a leitura deste ótimo artigo que conta um pouco sobre quem inventou a histórias em quadrinhos.

Imagem-descritiva-baloes-de-quadrinhosComece sempre pelo texto, os conhecidos balões dos personagens,  só depois faça os desenhos. Assim, nada ficará encolhido e a história poderá ser contada de maneira legível.

Nas histórias em quadrinhos, os balões fazem parte da ilustração da história. Eles ajudam a contá-la.Você pode ser tentado a começar a desenhar primeiro, mas você precisa ter certeza de que há espaço para as caixas de texto, balões ou pensamento. Planejar o posicionamento agora, pode lhe poupar bastante tempo.

Se preferir, faça os quadrinhos já em papéis recortados, de preferência para cartolina, depois cole todos em uma folha preta, escolha a cor que preferir, sempre contrastando com a dos quadrinhos. Feito isso, veja como ficou a história em suas miniaturas e coloque o texto em cada painel. Isso inclui o diálogo, pensamentos, narração e efeitos sonoros. Para facilitar nessa fase, você pode escrever um script.

Use sempre letras MAIÚSCULAS, deixe sempre do mesmo tamanho. Você deve destacar palavras importantes ou afirmações com cores destoantes, assim como usamos o NEGRITO em uma computador. Tente escrever as letras antes de fazer o balão para colocar em torno delas. Assim você vai saber o tamanho correto dos balões.

imagem-define-onomatopeiasDepois de escrever o texto criar os balões para cada texto do quadrinho, chegou a hora de aprender o que é Onomatopeias.

Já notaram que quando os autores de histórias em quadrinhos querem representar o som de um grito de dor, eles usam a palavra Aaai! Onomatopéia significa imitar um som com um fonema ou palavra.

Final da história em quadrinhos

O final é muito importante se não o mais importante. É o desfecho de todo o seu trabalho. Sabia que todo leitor gosta de uma surpresa no final? Então não faça um final ÓBVIO DEMAIS. Coloque a palavra “fim” sempre no último quadrinho que você criou.

Site para criar quadrinhos online

Podemos criar quadrinhos online, sem saber desenhar ou entender de programas para a edição de imagens, se você deseja colocar uma ideia em prática mas não sabe desenhar quadrinhos, utilizar um site na Internet é tudo o que você pode precisar. Podemos criar quadrinhos online no Pixton, faça desenhos divertidos e criativos utilizando um ferramenta simples e intuitiva, utilizar o serviço é bem fácil.

O primeiro passo é acessar o serviço, disponível no seguinte endereço: http://www.pixton.com/br/

Agora, abra uma conta gratuita para começar a usar as ferramentas necessárias e, em seguida, você poderá selecionar a opção “Crie um quadrinho”.

Pixton conheça um site para criar quadrinhos online.

Mexer na ferramenta não é complicado, mas até conhecer todos os recursos pode ser demorado, se você deseja aprender rapidamente, poderá selecionar a opção ajuda do serviço e acompanhar os vídeos tutoriais que a equipe do Pixton preparou para todos os seus usuários. Se precisar de um passo a passo, já escrevemos um artigo sobre como fazer historias em quadrinhos no Pixton.

Programa para criar quadrinhos.

Saiba como fazer história em quadrinhos no computador, utilizando balões, quadros prontos e papel. Crie suas próprias histórias em quadrinhos, em preto e branco ou colorido. A Internet pode facilitar bastante, tornar sua história atrativa e interessante, mas não é necessário, podemos utilizar um programa instalado no computador.

Pencil é um programa interessante para quem deseja mais profissionalismo na hora de criar quadrinhos, é um aplicativo eficiente e gratuito, possui diversas funcionalidades para desenhar personagens, crie desenhos e depois anime-os facilmente.

Pencil programa para criar quadrinhos grátis.
http://sourceforge.net/projects/pencil-planner/

É claro que uma boa ferramenta pode facilitar bastante, mas também é possível criar histórias em quadrinho utilizando programas disponíveis no computador, crie um novo documento no Word, Paint, Photoshop e comece a fazer uns quadradinhos com a ferramenta de desenho do programa, escolha o tamanho que você achar melhor.


Para localizar outros artigos sobre este assunto use o campo de busca:

8 Comentários

  1. Pedro Alabama disse:

    Obrigado consegui fazer uma história em quadrinhos

  2. Criar sim disse:

    Gostei do site Digibody’s Caricature Maker, método para criar desenhos em quadrinhos.Valeu pessoal

  3. Vera pieroni disse:

    Gostei muito das dicas e com certeza usarei com meus alunos. Obrigada

  4. Valdemar disse:

    Gostei o texto ficou um pouco grande mas aprendi a fazer quadrinhos, valeu

  5. selena maria disse:

    Graças a esse blog eu tirei 10,0 em um trabalho de escola obrigado!!!!!!!!!

  6. João pedro disse:

    Gostei quando fiz no paint, mas quero agora fazer uma hístória, obrigado E nota 10,0 esse Site!

Deixe um Comentário