Como criar rádio online


Se você deseja criar uma estação de rádio, que esteja disponível para todos os seu ouvintes pela Internet, existem diferentes opções, programas e plataformas gratuitas que podem ajudá-lo a realizar todo o trabalho.

Para criar uma rádio online você não precisa ter enormes despesas com diversos equipamentos, entender de programação ou contratar um profissional especializado.

Uma rádio tradicional tem um alcance muito limitado, depois de acompanhar o artigo que preparamos, aprenderá como sua estação de rádio via Internet pode ajudar a alcançar o seu público em qualquer lugar e com facilidade.

O que significa Streaming?

Streaming é uma tecnologia criada para possibilitar o envio de informações multimídia, como áudio e vídeo pela Internet. Quando é utilizado uma rede de banda larga, a velocidade de transmissão da informação é geralmente de melhor qualidade, permitindo com que as informações transmitidas cheguem mais rápido para o usuário, fazendo com que o áudio e o vídeo que são transmitidos pareçam em tempo real.

Mas como montar a sua própria rádio online? Neste artigo eu vou descrever vários caminhos e métodos, incluindo:

  • As soluções que distribuem a largura de banda necessária para transmitir a rádio online entre os seus ouvintes;
  • As aplicações necessárias que você poderá escolher de acordo com as suas necessidades.

Imagem-como-criar-uma-rádio-na-internet

Como criar uma rádio online de graça

Uma das principais vantagens de criar a sua estação de rádio através destas redes existentes é o fato de que você vai ser capaz de utilizar as suas tecnologias de streaming para atingir um grande público, ao invés de ter que fazer, configurar, manter e confiar em sua própria largura de banda.

Se você deseja configurar uma transmissão e não quer pagar taxas para um terceiro hospedar seu fluxo de rádio pela Internet, pode utilizar sites de streaming que oferecem planos gratuitos, conheça algumas opções:

Spreaker

Criar rádio online e grátis no Spreaker.

Spreaker é um site online que oferece aos seus usuários cadastrados a possibilidade de realizar um programa de rádio online, sem a necessidade de pagar qualquer quantia. Tudo que você precisa fazer para começar a sua rádio é se inscrever.

Depois de completar o cadastro, será permitido seguir alguns passos, nenhuma configuração complicada é necessária, será permitido iniciar a transmissão, criar podcasts e falar através do microfone para todos os seus ouvintes. O serviço ainda oferece algumas opções interessantes para todos os seus ouvintes como a possibilidade de utilizar o aplicativo oficial para Android e iOS e realizar suas transmissões de qualquer local, um serviço prático, interessante e totalmente gratuito.

Listen2myradio

Criar rádio online grátis no Listen2myradio.

Liste2MyRadio é um site que oferece um plano gratuito de serviço de streaming. Você poderá montar a sua rádio e interagir com os utilizadores, receber comentários e sugestões. Depois de visitar o serviço e criar uma conta, você terá a sua disposição um serviço onde poderá transmitir as suas próprias canções.

A ferramenta é simples de configurar e, depois de alguns passos, você poderá entrar na sua página, onde terá acesso a todas as informações necessárias. Se você precisar de mais opções, poderá utilizar outros planos que o serviço oferece.

Encontrar uma hospedagem com streaming

Como alternativa, também é possível procurar pela melhor empresa de hospedagem com streaming onde poderá desenvolver a sua rádio online. Ao utilizar empresas que oferecem hospedagens com streaming, poderá encontrar também todos os programas necessários para que a rádio funcione de maneira simples e intuitiva, sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou equipamentos especializados.

Programas para criar rádio online

SHOUTcast – É uma das soluções mais originais, é um programa gratuito para streaming de áudio na Internet. Você pode criar sua própria rádio online com bastante facilidade.

Helix Server Basic – Software de servidor de streaming de mídia gratuito que pode distribuir vídeo ao vivo on-demand e outras mídias como músicas. Este servidor de mídia livre é uma ótima solução, se você está começando e quer experimentar uma solução antes de atingir um grande público, o Helix Server Basic é grátis para download.

QuickTime Streaming Server – Se você está querendo adicionar streaming de mídia para o seu site, proporcionar aprendizagem à distância ou conteúdo para telefones celulares, O mac OS X Server tem todas as ferramentas que você precisa, o QuickTime Streaming Server permite transmitir ao vivo, ou transmitir gravações de todo o seu conteúdo em tempo real através da Internet.

QuickTime Broadcaster – Combinando o poder do QuickTime com a facilidade de uso da Apple, o QuickTime Broadcaster permite que qualquer pessoa produza um evento transmitido ao vivo. Software da apple.com

Icecast – Icecast é um software servidor gratuito para streaming de multimídia, baixe uma cópia de avaliação no endereço: icecast.org.

Andrômeda – Outro software sob demanda muito bom, Andrômeda procura MP3s, os arquiva e organiza automaticamente em um site cheio de recursos de streaming web. Isso significa que você simplesmente vai ter o trabalho de adicionar, mover, renomear e apagar arquivos e pastas para atualizar o conteúdo de seu site. No site turnstyle.com você pode baixar uma cópia de avaliação.

Sites de músicas livres de direitos autorais

Conheça alguns serviços já existentes que podem ajudar bastante e acabar com todas as suas preocupações de licenciamento de música, protegendo você de problemas de violação de copyright.

CCmixter – Um serviço que reúne um vasto acervo de músicas livres de direitos autorais, é permitido realizar pesquisas e encontrar músicas dos mais variados estilos. Vale dizer que existem diferentes tipos de licenças creative commons, a com atribuição 3.0 permite usar para fins comerciais.

Jamendo – É um local que disponibiliza um espaço para artistas independentes compartilharem as suas músicas, você poderá encontrar ótimas melodias para ouvir, basta acessar o endereço: www.jamendo.com


Para localizar outros artigos sobre este assunto use o campo de busca:

Deixe um Comentário