Como editar uma foto digital



Neste artigo, você vai saber como editar uma foto digital utilizando vários programas diferentes para a edição de imagens ou ainda utilizando aplicativos e sites que permitem fazer a edição de fotos online.

Embora, seja possível tirar uma foto com vários dispositivos diferentes, de câmeras digitais, smartphones, tablets e até mesmo à partir de webcams, disponíveis através de um computador, o equipamento que usamos pode determinar a qualidade da fotografia que foi tirada.

Além disso, em alguns casos, podemos precisar redimensionar, cortar, corrigir ou colocar alguns filtros e efeitos nas fotos. Por isso, existem diferentes editores de fotografias gratuitos que disponibilizam recursos profissionais e semelhantes aos melhores programas de edição.

Programas para editar fotos

Quem precisa utilizar um programa para retocar ou modificar alguns aspectos da fotografia, pode utilizar um programa gratuito.

Gimp

O editor de imagens Gimp disponibiliza diferentes recursos, sendo permitido ajustar o contraste e o brilho, converter formatos, de arquivos, utilizar vários filtros e efeitos, trabalhar com camadas, usar algumas ferramentas de transformação, entre outras características.

Programa editor de imagens Gimp.

Além disso, também pode retocar ou até limpar a imagem ao remover alguns elementos, como uma mancha, arranhões ou até utilizar a varinha mágica para fazer desaparecer alguns objetos da foto. Embora pareça complexo, o editor pode ser utilizado em idioma português, que também disponibiliza uma guia de ajuda em seu painel de ferramentas para auxiliar o usuário iniciante ou que tenha dúvidas de como mexer no Gimp para editar fotos.

PhotoScape

Embora pareça simples, e fácil de usar, disponibiliza uma interface intuitiva para o usuário que não possui conhecimento em edição. Além de suportar diversos formatos de imagens, como GIF e JPG, pode fazer montagens, GIFs animados e ajuste simples no brilho e na cor da fotografia.

Programa para editar fotos Photoscape.

PhotoScape é um programa gratuito que pode ser utilizado para trabalhar as imagens de várias maneiras diferentes. Depois de instalar o aplicativo, poderá selecionar uma das opções de edição e, em seguida, poderá carregar a imagem a ser modificada, aplicar os efeitos para depois imprimir ou salvar em diferentes formatos.

Fotor Photo Editor

Uma aplicação de edição de imagem com diferentes ferramentas de design, disponível para computadores com sistemas operativos Mac e Windows, nas plataformas móveis para celulares IOS e Android e também pela Internet. Fotor é uma ferramenta criada para melhorar fotografias de forma totalmente intuitiva.

Editor de fotos e imagens Fotor.

Ao utilizar o serviço, poderá importar imagens do computador e por diversas redes sociais, como Facebook, Dropbox ou Flickr, utilizar várias imagens simultaneamente para fazer colagens, editar todas as fotos que desejar ou utilizar o recurso de design, ideal para que precisa criar capas para o Twitter, Instagram, Pinterest e outros serviços ou até mesmo criar cartazes com o gerador de cartaz.

Inkscape

Quem precisa utilizar um software livre e de qualidade profissional para editoração de imagens e documentos vetoriais, pode conhecer o Inkscape, semelhante ao Adobe Illustrator ou Corel Draw, permite que o usuário trabalhe com gráficos vetoriais em sistemas Windows, Linux e Mac.

Editor vetorial de imagens Inkscape.

Além de ser uma aplicação livre e muito completa, para quem trabalha na área de Design Gráfico, o recurso de transformação de imagens em bitmap para vetor permite que o utilizador amplie ou redimensione a fotografia, crie convites, cartazes e outros diferentes elementos através de uma foto.

Editores de fotos online e grátis

Quem precisa fazer pequenas modificações, aplicar alguns filtros ou molduras em suas fotografias, pode utilizar um site para editar fotos pela Internet.

Pixlr

Pixlr é um serviço disponível na Internet que disponibiliza diferentes ferramentas para o tratamento de imagens, sua versão web é acessível em qualquer navegador, sendo uma alternativa simples e intuitiva à outros programas da categoria.

Como usar o programa de editar uma imagem Pixlr.

Depois de acessar o serviço, poderá escolher entre editar, fazer correções simples ou adicionar molduras e efeitos nas imagens. Além disso, também poderá fazer o download do programa ou do aplicativo para editar, ajustar e filtrar suas imagens à partir de qualquer dispositivo que seja compativel. Aqui, já deixamos um tutorial passo a passo de como usar o Pixlr.

Befunky

A ferramenta possibilita criar efeitos personalizados, como a possibilidade de desenvolver um cartoon, pintura a óleo e criar efeito pop-art pela Internet. Além disso, poderá dar um toque diferenciado as suas fotos com diversos gráficos desenhados ou simplesmente fazer layouts únicos ao utilizar diferentes tipos de caligrafias.

Editor de imagens online Befunky.

Depois de fotografar algo que seja do seu agrado, pode usar o Befunky como uma ferramenta de edição, projetar imagens diferentes, artísticas ou engraçadas de maneira rápida e gratuita.

Blingee

O serviço Blingee possibilita que qualquer usuário crie fotos personalizadas ao adicionar desenhos e comentários. Embora, não seja um editor, poderá transformar a imagem em algo mais divertido, tornando o visual único ou diferenciado.

Ferramenta online para fazer montagens de fotos Blingee.

Depois de acessar a ferramenta, poderá acrescentar diferentes tipos de molduras e carimbos, tudo pode ser feito rapidamente, basta fazer upload do arquivo que será transformado, selecionar o efeito e pronto. Quando terminar, poderá compartilhar o resultado em diferentes redes sociais.

Dicas e informações adicionais

  • Antes de iniciar, organize suas fotos que serão editadas, isto poderia deixar todo o trabalho simplificado. Por isso, pode manter todos os arquivos em uma pasta, ou separá-las por assunto;
  • Além disso, poderá apagar as fotos repetidas ou que não podem ser recuperadas em um programa. Portanto, delete as imagens que você não usa e não perca tempo corrigindo imagens ruins ou com muito pouca qualidade.

Pronto! Agora que terminou, pode se interessar em acompanhar o artigo que já escrevemos sobre como fazer alterações em fotos.



Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos Relacionados:

Deixe um Comentário