Como fazer gráficos


Quer aprender como criar gráficos online de forma prática e rápida ou utilizando programas e aplicativos específicos para o desenvolvimento?

Gráfico é uma maneira de demonstrar visualmente diferentes dados ou valores numéricos, assim facilitando a compreensão das informações apresentadas.

Existem vários tipos de gráficos que podem ser criados, os mais utilizados são os de colunas, circulares ou de linhas.

Neste artigo, vamos ensinar como montar gráficos de maneira, simples, fácil e intuitiva. Deixaremos dicas de serviços e programas, também descreveremos os tipos mais comuns de gráficos que podem ser utilizados.
Imagem de graficos.

Tipos de gráficos

É possível desenvolver vários tipos de gráficos, cada um deles é utilizando para representar um tipo de informação. Conhecê-los é a melhor maneira para realizar a sua correta criação e interpretação, abaixo é possível conhecer os gráficos mais comuns:

  • Colunas – Os gráficos de coluna são utilizados para comparar valores em diversas categorias;
  • Linhas – É utilizado para exibir tendências contínuas ao longo do tempo;
  • Pizza –  Crie gráficos de pizza quando existe a necessidade de exibir valores em relação a um total;
  • Barras – O melhor tipo de gráfico para quem precisa comparar múltiplos valores;
  • Área – Enfatiza as diferenças entre vários conjuntos de valores de dados ao longo de um período de tempo;
  • Dispersão – Também conhecido como gráfico de X Y, este tipo é ideal para comparar pares de valores.

Programas para criar gráficos

Programas como o Microsoft Excel e Word fornecem uma maneira muito fácil de criar gráficos com seus dados utilizando uma planilha do próprio editor.

Criando um gráfico no Excel

  • É possível começar a construí-lo inserindo os dados numéricos do gráfico em uma nova planilha;Criando gráfico simples no Excel.
  • Quando terminar de inserir os dados, será necessário fazer plotagem desses dados, para que sejam visíveis em um gráfico. O programa disponibiliza uma serie de tipos de esquemas, basta utilizar na guia inserir, a opção de grupos de gráficos.
  • Se deseja mais opções, utilize a caixa de diálogo “Opções de Gráfico“, poderá testar diferentes formas para fazer a apresentação do gráfico. Você pode encontrar o formato que ajude a visualizar melhor o que você deseja explicar.

Criando um gráfico no Word

  • Já com um novo documento aberto, vá na aba “Inserir” e, em seguida, selecione a opção “Gráfico”.Criando gráficos no Word.
  • Uma nova janela será aberta, com diferentes opções de gráficos para inserir em seu novo projeto, escolha o modelo que deseja utilizar.
  • O Excel se abrirá em uma nova janela. Você poderá desenvolver o seu gráfico facilmente, basta apagar os dados já pré-definidos e inserir os seus. Também é permitido adicionar novas colunas na planilha.
  • Quando terminar, feche a planilha aberta no Excel e seus dados estarão no gráfico feito com o Word. Agora, poderá inserir o restante das informações ou salvar o seu novo documento.

Talvez, você não tenha o Excel ou Word instalado em seu computador. Deste modo, caso prefira utilizar um editor que apresente recursos semelhantes para fazer gráficos, pode utilizar programas gratuitos, existem diversas opções como o BrOffice.org, o OxygenOffice Professional e TeeChart Office. Mas como criar um gráfico de última hora sem ter programas instalados no computador?

Como fazer gráficos pela internet

É possível fazer a composição de gráficos com excelente visual, com sites que fazem gráficos online. O interessante de utilizar essas ferramentas e a facilidade de uso. Geralmente, para iniciar, você precisará selecionar um tipo de gráfico, inserir os dados, personalizar e, em seguida, poderá salvar ou até compartilhar a sua criação.

Fazer gráfico online ChartGizmo.Depois de fazer um registro grátis no site ChartGizmo, você vai poder começar a projetar os seus próprios gráficos. Existem três passos básicos para desenvolvê-los. Comece por definir as informações, digite o titulo e descrições, quando terminar, defina as escalas e, em seguida, poderá escolher os elementos gráficos que representam os dados.

Gráfico online Chartgo.No site Chartgo você poderá utilizar um editor simples e intuitivo. Crie gráficos de barra, gráficos de linhas ou de pizza. Uma das melhores aplicações, basta escolher as configurações e adicionar os dados na área apropriada. Se você precisar de gráficos específicos, uma dica é visitar o menu, opção que pode ser encontrada na barra de ferramentas do serviço.

Diychart - ferramenta grátis para fazer gráficos.O site Diychart é uma ferramenta na Web, simples e poderosa para criar tabelas e gráficos interativos a partir de dados estáticos ou dinâmicos que podem ser gerados usando qualquer linguagem de script. Possui um sistema de atualizações de fluxo de dados sem a necessidade de recarregar a página web. Apoio à exportação em uma variedade de formatos de imagem. Suporte para inserir gráfico no blog ou site, basta copiar e colar o código HTML.

Online Chart Tool - crie gráficos pela Internet.Online Chart Tool é uma ferramenta onde você escolhe seu tipo de gráfico, você pode personalizá-lo com diferentes configurações, quando terminar, será necessário adicionar os dados. Nesta etapa, você adiciona os dados do seu gráfico, escolhendo quantos itens ou grupos mostrar. Para utilizar alguns dos recursos do serviço, precisará abrir uma conta gratuita.

Dicas e informações adicionais

Imagem exemplos de graficos

  • Existem também outras ferramentas que permitem desenvolver a sua própria diagramação, você pode iniciar a sua própria criação de organogramas e diagramas de Gantt;
  • Para pessoas que não sabem projetar os seus próprios gráficos utilizando o Excel ou outros programas semelhantes, fazer um gráfico online pode poupar bastante tempo, não existe a necessidade de instalar um programa apropriado no computador, tudo pode ser feito pela Internet;
  • Quem procura por facilidade de uso, os sites ChartGo ou ChartGizmo podem ser as melhores escolhas, tudo fica bem mais fácil, os sites são simples, é preciso apenas introduzir os dados necessários e selecionar as opções.

Para localizar outros artigos sobre este assunto use o campo de busca:

Deixe um Comentário