Como fazer organogramas


Para ilustrar as relações hierárquicas de sua empresa ou organização você pode fazer um organograma, um gráfico organizacional que define a estrutura de uma organização e as relações e posições hierarquísticas, demonstra a distribuição de responsabilidade e autoridade dentro de uma empresa. Neste artigo falaremos sobre como fazer organogramas online ou através da utilização de programas.

Saiba como fazer um organograma.

A primeira dica sobre como fazer um organograma é utilizando uma ferramenta online e gratuita que facilitara todo o trabalho na hora de desenvolver um organograma vertical, radial ou horizontal, basta visitar o site Gliffy e em seguida selecionar a opção “Try It Now – Free!”.

Uma nova página devera ser carregada onde sera possivel escolher diferentes tipos de diagramas, para fazer um organograma selecione a opção “Org charts”, em seguida será possivel escolher alguns organogramas para utilizar como modelo, selecione o modelo que desejar utilizar e em seguida escolha a opção “Create document”.

Saiba como fazer um organograma online Gliffy.

Depois de selecionar o modelo de organograma desejado será possivel editá-lo. Utilizando a ferramenta online Gliffy você poderá criar, compartilhar e salvar organogramas com aparência profissional, arrastando e soltando os itens desejados, é um sistema bastante fácil de usar. Para utilizar todos os recursos disponíveis será necessario criar uma conta gratuita no Gliffy.

Caso desejar você também pode fazer um organograma utilizando programas específicos ou outros programas conhecidos como o Word, Excel e até mesmo o Paint.

  • Para criar um organograma no Word ou Excel, acesse o menu Inserir, em seguida selecione a opção “SmartArt”.

Saiba como fazer um organograma utilizando programa.

  • Uma nova janela devera ser aberta, selecione a opção Hierarquia e escolha o elemento gráfico “Organograma”, depois selecione “Ok”.

Saiba como fazer um organograma utilizando programa - Selecionar hierarquia.

  • Agora será possivel elaborar o seu próprio organograma, para adicionar o texto, selecione a opção [Texto], em seguida digite as informações que desejar.
  • Para colocar mais elementos gráficos ao seu organograma, nova caixa de texto, selecione o botão direito do mouse sobre o elemento gráfico que você deseja dar continuidade, escolha a opção “Adicionar forma” e em seguida a sua posição.

Como adicionar elemento ao organograma.

  • Depois de terminado o organograma você poderá personalizá-lo utilizando as opções de cores e formatos disponíveis na aba “Desing” no menu principal do programa.

 


Para localizar outros artigos sobre este assunto use o campo de busca:

Deixe um Comentário