Como diminuir o tamanho de uma foto


Neste artigo será possível aprender como diminuir o tamanho de uma foto fazendo a compressão do arquivo ou até mesmo redimensionado a imagem para que fique menor sem afetar significativamente a qualidade visual.

Aprender como fazer a correta formatação e compactação das fotos pode ajudá-lo a reduzir muitos bytes de dados que seriam desnecessários. Além disso, o procedimento é simples e pode ser feito de forma totalmente intuitiva.

Acompanhe as dicas que preparamos e aprenda como usar programas de edição de gráficos ou aplicativos disponíveis na Internet que realizam uma compressão maior e sem perdas de dados nos arquivos JPEG, GIF e PNG, sem diminuir a qualidade da imagem.

Reduzir o tamanho de fotos online

Um método muito prático e simples para diminuir o tamanho de uma foto é utilizando um site disponível pela Internet que faz esse serviço gratuitamente, basta visitar o site, fazer o upload da imagem e aguardar que a ferramenta faça a diminuição na fotografia digitalizada:

Imagem diminuir tamanho de uma foto em KB

Leia também: como usar o Compress JPG para compactar imagens e fotos online.

TinyPNG

O serviço é um aplicativo online para comprimir fotos ou para reduzir o tamanho das imagens com muito pouca perda de qualidade, funciona de maneira bastante simples. A ferramenta suporta até 20 arquivos ao mesmo tempo de até 5 MB cada.

Como usar o TnyPNG para comprimir imagens.

Depois de reduzir o tamanho das fotos automaticamente, TinyPNG nos permite baixá-las facilmente, se desejar, poderá salvar os arquivos em uma pasta compactada ou enviá-las facilmente para uma conta no Dropbox.

TinyPNG funciona por redução na quantidade de cores na imagem, também retira alguns dados desnecessários, assim a ferramenta reduzirá o tamanho em bytes. Além disso, TinyPNG também oferece um plugin para WordPress gratuito e outro que precisa ser adquirido para Photoshop, sendo compatível com sistemas operativos Windows e Mac.

Iloveimg

O serviço Iloveimg é um site que ajuda, de forma descomplicada, a realizar diferentes tarefas na edição de gráficos e outros arquivos de imagem. A ferramenta possibilita comprimir arquivos JPEG, PNG ou GIF mantendo a qualidade visual do arquivo enviado.

Como comprimir imagens na ferramenta Iloveimg.

Depois de utilizar o serviço, poderá passar um documento com vários KB para outro mais leve, sem a necessidade de utilizar programas para redução de imagens. Além disso, poderá realizar a tarefa utilizando vários arquivos ao mesmo tempo.

Como alternativa, o aplicativo também permite fazer o redimensionamento do tamanho das imagens enviadas, sendo apenas necessário definir a nova altura e largura em pixels.

Optimizilla

Basta visitar a ferramenta online para otimizar imagens e fazer o upload do arquivo que deseja reduzir. Caso seja necessário, também pode ajustar a qualidade que deseja.

Optimizilla - otimizar imagens online.

Feito o procedimento, será permitido verificar em uma nova página o quanto sua foto foi reduzida e encontrará também uma opção para fazer o download do arquivo otimizado.

JPEGmini

De funcionamento descomplicado, JPEGmini pode ser usado por quem deseja fazer a compressão de arquivos no formato JPEG, seja de qualquer tamanho e resolução.

JPEGmini para comprimir fotos pela Internet.

É outra boa opção, pode ser utilizado através de um navegador de Internet, sem a necessidade de cadastro ou de instalar programas no computador. Se deseja, pode acompanhar o passo a passo que preparamos sobre como usar o JPEGmini.

Programas para diminuir tamanho de fotos

É possível diminuir o tamanho de uma foto utilizando programas, a única desvantagem é que precisamos instalar a ferramenta e aprender como utilizá-la:

Photoshop

Um ótimo programa que permite fazer isso é sem dúvida o Photoshop, embora não seja uma ferramenta gratuita, é um editor profissional e completo para quem precisa criar ou modificar fotos.

Para diminuir o tamanho de fotos no Photoshop precisará abrir o programa e, em seguida, a foto que deseja otimizar. Feito isso, selecione a opção “Arquivo” e depois selecione a opção “Salvar para a Web e Dispositivos”.

Como otimizar imagens no Photoshop.

Abre-se então uma nova janela onde poderá visualizar os diferentes resultados que podem ser obtidos. Utilize a barra de ferramentas lateral para melhorar a imagem e selecionar o formato adequado, sendo que em PNG é mantida a transparência. Quando terminar, escolha a alternativa que melhor se adapte as suas necessidades.

GIMP

Quem precisa de uma alternativa gratuita pode utilizar o GIMP, um editor profissional que trabalha com camadas. Poderá realizar a otimização em todas as imagens, sendo possível cortar os espaços desnecessários, reduzir a profundidade de cor e remover comentários na imagem, você encontrará o aplicativo gratuitamente na página oficial do programa e também a tradução para o idioma português:

1º Passo – Já com o programa GIMP instalado, precisará abrir a foto que será reduzida, faça isso ao selecionar a alternativa “Arquivo” e, em seguida “Abrir”.

2º Passo – Selecione a opção “Arquivo” e, em seguida, utilize a alternativa “Salvar Como”. Se não deseja manter o fundo transparente, selecione o formato do arquivo da imagem como JPEG, caso contrario, precisará utilizar PNG, finalize ao pressionar o botão “Salvar”.

Diminuir tamanho foto Gimp - Selecionar formato da foto.

3º Passo – Abre-se então uma nova janela onde poderá diminuir o tamanho da imagem em KB, basta marcar a opção “Exibir pré visualização na janela de imagem”. Agora, selecione a qualidade desejada e quando terminar, pressione o botão “Salvar”.

Diminuir tamanho da foto no Gimp em KB.

Como exemplo, pode-se perceber que a fotografia reduzida ficou somente com a metade do tamanho, semelhante ao arquivo enviado e sem perca de qualidade visível.

Imagem ilustrativa resultado Diminuir Foto no Gimp KB.

Como redimensionar imagens

Ao redimensionar fotos, você poderá utilizar uma ferramenta para ampliar ou reduzir suas imagens, reduzindo ou ampliando o arquivo usando porcentagem ou também por pixel. Além disso, algumas ferramentas também permitem manter as proporções para que a imagem não fique com aparência de distorcida:

Diminuir tamanho foto, redimensionar.

Redimensionar fotos no GIMP

1º Passo – Abra o programa GIMP e, em seguida, abra a foto que você deseja fazer o redimensionamento.

2º Passo – Selecione a opção “Imagem” e depois escolha a opção “Redimensionar Imagem”.

Imagem redimensionando imagem no Gimp.

3º Passo – Agora, basta fazer os ajustes necessários. Quando terminar, basta selecionar o botão redimensionar.

Redimensionar foto online

Embora seja possível utilizar diferentes ferramentas para redimensionar fotos pela Internet, pode conhecer um serviço gratuito e, em idioma português, que permite fazer isso de maneira simples:

1º Passo – Primeiro, utilize o serviço Resize Your Image e, em seguida, abre-se o editor para iniciar o redimensionamento de imagens.

Redimensionar imagens online.

2º Passo – Selecione um arquivo de imagem, que pode ser no formato JPG, GIF, PNG, BMP, TIF e PDF.

3º Passo – Utilize a barra de ferramentas lateral para transformar a imagem na largura que deseja e, em seguida, basta marcar a alternativa “Redimensionar Imagem”.

Pronto! Agora que terminou, pode se interessar em acompanhar a matéria que já deixamos sobre como fazer um álbum de fotos pela Internet.


Para localizar outros artigos sobre este assunto use o campo de busca:

Deixe um Comentário