Saiba como criar arquivos em PDF



Criado pela Adobe, PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo utilizado para criar documentos de texto compatíveis e destinados a serem lidos em vários dispositivos ao mesmo tempo.

É um padrão aberto para guardar e compartilhar documentos, especialmente pela Internet. Seu conteúdo pode ser feito com programas, mas também podemos converter arquivos em PDF como Word, TXT, PPT ou até imagens JPG e PNG.

Além disso, também é possível criar arquivos PDF online ao utilizar geradores, mantendo a aparência e a estrutura do arquivo sem a necessidade de aplicativos.

Saiba como converter e criar arquivos PDF.

Leia também: como comprimir um PDF.

Programas para criar PDFs

Programa doPDF – Embora exista muitas alternativas o programa doPDF  é um conversor gratuito e fácil de usar, disponível em idioma português que funciona como uma impressora PDF virtual:

Impressora PDF virtual doPDF.

1º Passo – Tudo o que temos que fazer é instalar o aplicativo, que aparecerá na lista “Impressora e Aparelhos de Fax”.

2º Passo – Para criar documentos PDF, só precisamos imprimir o documento selecionando a opção doPDF. Faça isso facilmente ao abrir o documento utilizando o Word, Paint, WordPad, Bloco de notas ou qualquer outro processador de texto ou editor gráfico, escolha “Imprimir” e selecione doPDF.

3º Passo – Pronto! Escolha o local para salvar o arquivo PDF gerado e, em seguida, poderá ser aberto no seu leitor PDF padrão.

Foxit PDF Reader – Quem precisa criar um PDF em branco, converter diferentes arquivos para esse formato ou simplesmente usar um leitor de PDFs, pode conhecer o Foxit PDF Reader:

Fazer arquivos no Foxit PDF Reader.

1º Passo – Depois de instalar a ferramenta, poderá nota que possui semelhança a interface do Office, podemos não só ler PDFs, mas também personalizar e modificar os documentos que já estão nesse formato.

2º Passo – Além de funcionar como uma impressora virtual, a criação de documentos pode ser feita de forma intuitiva ao selecionar a opção “Criar” e, em seguida “Em Branco”.

Converter um documento PDF com os programas do Office

É possível utilizar o Word, Excel e PowerPoint, incluídos no editor Microsoft Office, que é um programa pago que nós todos podemos utilizar ao instalar. Os programas em suas versões mais recentes do Office permitem salvar qualquer documento em formato PDF:

Criar um arquivo PDF Office.

1º Passo – Para fazer isso, só temos que selecionar a opção no menu “Arquivo” e, em seguida “Guardar como”. Agora, utilize a alternativa “Salvar um documento como PDF em Microsoft Word” e pronto.

Se deseja acompanhar um passo a passo de como conseguir isso, pode acessar a página de ajuda oficial sobre como converter arquivos em PDF no Office.

Como salvar ou converter PDF no Office online

O serviço Office Online disponibiliza diferentes ferramentas como a versão online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote que são acessíveis diretamente do seu navegador de Internet:

Criar PDF no Word Online.

1º Passo – Quem deseja usar as ferramentas só precisa ter uma conta Microsoft, caso ainda não tenha, pode aprender como abrir uma seguindo o tutorial passo a passo de como criar uma conta no Outlook.com.

2º Passo – Depois de acessar a ferramenta, só precisamos fazer login no serviço com os nossos dados.

3º Passo – Abre-se então uma nova página, selecione a ferramenta que atenda as suas necessidades.

Depois de criar ou editar um documento, selecione a alternativa “Salvar Como”. Feito isso, basta selecionar a alternativa Converter em um novo documento PDF.

Criar um PDF online

É possível criar um arquivo PDF rapidamente através do computador, celular ou dispositivo móvel, sem precisar instalar nenhum tipo de programa ao utilizar um aplicativo online, que funciona através do navegador de Internet:

Smallpdf – O Editor de PDF online é disponivel em diferentes idiomas, incluindo português. A ferramenta foi feita para que seja acessível a todos os usuários, independente do sistema operacional Windows, Linux e Mac. Além disso, funciona em diferentes navegadores como Chrome, Firefox, IE e Safari.

Criar PDF pela Internet no Smallpdf.

Utilizar o serviço é simples, ao acessar a página inicial do Smallpdf podemos escolher qual ferramenta utilizar, sendo permitido converter arquivos, editar, comprimir e até colocar senha em PDF.

Pdfescape – O serviço permite fazer um arquivo PDF em branco online, ideal para que deseja iniciar do zero.  Depois de acessar a ferramenta, só precisamos selecionar a alternativa Online e, em seguida, “Create new PDF Document”. Agora, podemos utilizar o editor para inserir o conteúdo que precisamos.

Criando um PDF em branco online.

É possível digitar textos e URLs, inserir imagens e vídeos. Quando terminar, selecione a alternativa de salvar para que o PDF gerado fique disponível para download.

Pronto! Como podemos perceber, é possível fazer um arquivo PDF de diferentes formas ao utilizar programas e aplicativos específicos que trabalhem de forma compatível com esse formato de arquivo. Se deseja conhecer outras dicas e possibilidades, pode acompanhar a matéria sobre como editar, modificar ou criar PDFs.



Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos Relacionados:

Deixe um Comentário